sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Alergia Alimentar



A alergia alimentar é um processo onde o sistema imunológico humano reage a determinado alimento, como por exemplo, o consumo de leite e derivados, ovo e derivados, peixes e crustáceos, sojas e oleaginosas, entre outras substâncias.
 
O problema afeta mais as crianças, 8% com menos de 3 anos de idade e 3% da população adulta segundo pesquisa da PROTESTE. As reações vão de coceira, urticária, diarreia, problemas respiratórios e anafiláticos.
 
Se você se alimenta com produtos naturais e orgânicos feitos em casa, o problema é mais fácil de controlar, mas, se você utiliza produtos industrializados, o problema pode ser grande.
 
A falta de regulamentação oficial para que as empresas divulguem essas informações nos rótulos dos alimentos, deixa o consumidor em dúvida se o produto contém a substância nociva porque cada empresa dá uma denominação diferente dos ingredientes.
 
Essa falta de informação precisa leva as pessoas alérgicas a consultar os SAC dos fornecedores, parceiros de associações, hospitais, campanhas, enfim, buscar informação segura se o produto é ou não confiável para o caso.
 
Por isso, a campanha "Põe no rótulo" objetiva socializar o problema e pressionar entidades públicas, políticas e corporações que produzem alimentos industrializados a especificar claramente no rótulo a presença dos alergenos.
 
Consulte o site da campanha (abaixo). Divulgue o problema e faça parte dessa ação social.
 
Mas, uma coisa é certa: se você se alimenta com produtos naturais e orgânicos in natura, evitando os industrializados, fica muito mais fácil controlar o problema da alergia alimentar porque você mesmo faz sua dieta e não depende da interpretação de rotulagem.
 
Fica a dica:
 
 
Consumindo Orgânicos