quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Atendimento ao Cliente

 
Serviços de atendimento ao cliente nem sempre são encontrados no mercado de produtos orgânicos.

Os conhecidos SAC (serviço de atendimento ao cliente) são atendimentos prestados pelo fornecedor via telefone, chat, website, e-mail ou correspondência e tem o objetivo de informar, tratar dúvidas e registrar reclamações de consumidores.



Segundo a lei, o consumidor merece ter resposta para seus questionamentos, existindo SAC ou não.

Por isso, as informações nos locais de venda ou no rótulo das embalagens devem trazer no mínimo o enderêço do produtor ou alguma forma de contato com ele.

Mas, a maioria dos pequenos produtores de orgânicos sequer são acessíveis via Internet, telefone ou correspondência. As propriedades rurais estão em locais afastados e são carentes em meios de comunicação.

Por isso, aqui vão algumas dicas:

1) Pequenos produtores que vendem em feiras locais podem tirar dúvidas conversando diretamente com o consumidor.

2) No caso de produtos embalados, verificar na rotulagem o enderêço do fornecedor ou da entidade certificadora do produto. O consumidor pode tentar contato com qualquer deles para obter informações.

3) Não conseguindo acesso ao fornecedor de orgânicos, buscar o website do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) onde existe o cadastro de produtores e certificadores disponível para consulta.

Consumindo Orgânicos